Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 21 de outubro de 2012

O caminho da razão


          Os diferentes valores incorporados pela sociedade hoje são, de muitas maneiras, plurais. Diversos movimentos que estampam cores e dão voz a minorias são a realidade da pós modernidade. Nunca, na história da humanidade, viveram pessoas com tantas diferenças em uma mesma realidade, de maneira que é necessária a tolerância para que o mundo não queime.
          Na racionalidade do capitalismo as diferentes formas de ver o mundo são mais do que aceitas. Existe até mesmo uma tendência de se fazer com que qualquer movimento de oposição e critica social se torne mercadoria. Assim aconteceu com os “Hippies” e com os “Rappers” e assim acontecerá com qualquer que seja o movimento de crítica. A racionalidade capitalista engloba e adiciona em seu hall de produtos os mais diferentes e drásticos estilos.
          Em uma visão que condene o consumo, o paradigma acima exposto pode ser deveras aterrorizador. Dispensando qualquer sensacionalismo e utilizando do mesmo viés   frio e racionalista que se discute, a característica de englobar diferentes causas pode ser um mecanismo muito eficaz na busca por garantias para minorias.
          Dentro da dinâmica do capitalismo que se mostra mais radical do que muitos movimentos de ruptura, as minorias conseguem alcançar melhoras pelo mesmo mecanismo que a classe hegemônica conseguiu estabelecer seus direitos. Assim como os valores burgueses estão enraizados na sociedade, as transformações que ocorrem na sociedade vão adicionando novos valores na teia de valores do capitalismo. O mecanismo de englobar consegue então ser utilizado de maneira positiva.
          Avanços nos valores da sociedade são então aceitos nesse sistema. No que diz respeito ao Direito, os avanços também ocorrem, basta que a mentalidade da sociedade esteja madura o suficiente para que os avanços sejam efetivados. Nos EUA onde se observa que o capitalismo se desenvolveu de maneira mais plena do que no Brasil, as lutas sociais que tiveram os mais diversos protagonistas, conquistaram no âmbito judicial os avanços de início almejados.
          Um exemplo do citado é o movimento negro, que durante os anos 60 teve seu momento de destaque e que conseguiu através de vários homens e mulheres, que eram minorias em seus respectivos locais, uma grande repercussão e resultados muito positivos. A igualdade entre brancos e negros é fruto dessa luta.
          As mais variadas lutas acontecem dia a dia nos mais diferentes locais. Dentro do Brasil e também em outros países. A racionalidade do capitalismo é revertida em benéfice para minorias resultando assim em uma sociedade mais plural e um ambiente mais seguro para as diferentes formas de pensamento e expressão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário