Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 21 de outubro de 2012

A sociologia de Weber na construção de um ser completo



Por que estudar essa tal de sociologia? Ah que saco, Direito natural e formal! Cadê os artigos?
Esses são uns, dos inúmeros questionamentos que pairam as cadeiras dos primeiros anos do curso de Direito. Por que isso ocorre? Qual a importância de estudar a sociologia e a sociologia do Direito para a formação de um jurista?
Bem, para responder essas perguntas, os convido a ler Max Weber. Este jurista, sociólogo e economista alemão nos mostra sua visão, sob diversos ângulos, como a sociedade funciona vinculada ao Direito. Vinculação esta que não pode, nem deve, ser analisada de um modo simplista, já que uma análise superficial dessa relação não é capaz de nos mostrar a complexidade, e as diversas consequências que ela pode trazer no plano social.
Weber, partindo, na maioria das vezes, de uma comparação do seu tempo com a antiguidade, mostra como a sociedade, majoritariamente os conservadores, vê o Direito como garantidor de benefícios e do status quo. Todavia, até para os revolucionários, o Direito é convocado para legitimar ações de cunho político e social, pois é nele que a sociedade se ampara para obter suas demandas, e assim, receber uma garantia que está banhada na racionalidade.  Porém, não podemos garantir que o Direito é racional, já que a racionalidade é oriunda da espécie humana. Espécie esta que faz o Direito, e que diversas vezes foi, no decorrer da história, taxada de irracional na figura de certos homens.
A modernidade veio, e com ela a necessidade gritante de louvar os especialistas. Pessoas essas que não veem o mundo por uma luneta, pois não está na sua função ver a imensidão que as rodeia, mas sim ver por um microscópio óptico, enxergando apenas o que está a sua frente, o minúsculo, a parte de um todo. Portanto, os alunos supracitados no inicio do texto não veem motivos para estudar matérias que visam atiçar um olhar crítico abrangente do mundo, pois não traz a técnica que precisam para funcionalizar o Direito que estão estudando. Contudo, essa ideia aparente de que a especialização é atrelada à racionalização é perigosa e infundada, já que tudo que fazemos e pensamos está ligado a nossa ideologia e no convívio social: pais, Igreja, ideologia política, etc. Nenhum homem está isento dessa influência externa da sociedade, e, portanto, até os especialistas mais renomados são influenciados, e de alguma forma, parciais.
A sociedade necessita de visões abrangentes para um melhor entendimento dos fenômenos que a envolve. E a sociologia de Max Weber nos dá um pouco de visão crítica acerca do mundo que nos rodeia e nos faz crescer por completo.
Portanto, não podemos comprar a ideia que o Direito é construído na racionalidade, já que todos os homens, inclusive os especialistas, estão dispostos a ações baseadas em ideologias e influências das mais variadas. Uma pena, pois seria muito mais reconfortante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário