Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 26 de agosto de 2012

Homem, sujeito coletivo


Para que exista e se mantenha coesa, a organização social é embasada no consenso entre os indivíduos. Este consenso é chamado por Durkheim de solidariedade. Temos dois tipos de solidariedade: mecânica e a orgânica.
A primeira é caracterizada por ser sociedades arcaicas como agrupamentos de tipo tribal ou clã. Ou seja, são sociedades mais simples as quais possuem indivíduos semelhantes, funções iguais, sem uma divisão do trabalho estabelecida, um direito mais repressivo, pouco desenvolvimento socioeconômico e mecanismo de coerção violento e punitivo.
Já o segundo é marcado por sociedades modernas no qual seus indivíduos são diferentes, isto é, possuem crenças, valores, interesses bastante distintos. Há uma divisão do trabalho complexa. Como o próprio autor diz, esse tipo de agrupamento humano são grandes organismos vivos no qual os órgãos são diferentes entre si, além de haver uma interdependência entre tais indivíduos. Solidariedade orgânica é caracterizada por  ser uma sociedade industrial, consciência social maior, isto é, uma ética do bem comum incrustada na mente dos indivíduos. Há um predomínio do direito reparador.
O indivíduo da solidariedade mecânica é um sujeito coletivo, sua idéia é coletiva, contrapondo-se ao da solidariedade orgânica que sua idéia é individual, no entanto, abre mão para o bem em comum.

Arthur Gouveia Marchesi

Nenhum comentário:

Postar um comentário