Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 26 de agosto de 2012

Coibir ou corrigir

Segundo Durkheim, as sociedades são caracterizadas por dois tipos de solidariedade que se inter-relacionam frequentemente, essa solidariedade depende das relações existentes nas sociedades. A solidariedade mecânica é uma resposta a um impulso externo, é a obediência a algo maior mecanicamente, por uma normatividade estabelecida transcendentalmente; enquanto a solidariedade orgânica é estabelecida através de uma interdependência interna, portadora de uma complexidade muito maior, com um caráter mais científico.

Para entendermos melhor podemos pensar na nossa cidade, eu preciso ir ao médico, assim como o médico precisa ir a uma padaria, e o dono da padaria precisa do dentista, as relações são muito mais de interdependência, do que de consciência coletiva, cada um cumpre seu papel na sociedade, sendo orgânica pois a negação de si cumpre o sentido de uma coesão econômico-social. Já em uma sociedade caracterizada pela solidariedade mecânica as diferenças sociais são limitadas, obedece-se e pronto, por instinto, existem dogmas que tem que ser cumpridos. 

Os valores mudam dentro dessas sociedades, por isso o que é uma afronta a uma, não necessariamente será a outra, e a maneira como ela é tratada difere nas duas. A conduta disfuncional contamina o coletivo nas sociedades com solidariedade mecânica, o que afronta o coletivo determina o que é criminoso ou não, e o saber jurídico está na consciência de todos, por isso proíbe-se e coíbe-se, predominando o direito penal. Com a solidariedade orgânica a parte disfuncional deve ser corrigida e colocada no lugar, há mediações que podem ser feitas, e é preciso conhecer detalhes técnicos para conhecer o saber jurídico. 

As duas solidariedades de inter-relacionam continuamente, já que é muito difícil até hoje as pessoas superarem um dogma, a religiosidade ainda está muito presente e seu caminho se intercruza com o da ciência diariamente, alguns valores não conseguem ser sepultados interiormente, e o povo clama pela justiça do olho por olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário