Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 26 de agosto de 2012

Mascarados.


                 Quantas vezes não são encontrados comentários como “Esse bandido tem que morrer” ou “Matou tem que morrer, igualzinho ao que fez”? Não apenas de “jornalistas” sensacionalistas, pessoas públicas, mas de todas as camadas da população. 
                O código de Amurabi(“Olho por olho, dente por dente”) existiu há cerca de 3700 anos, mas ainda há quem queira aplicá-lo.  Atitudes como essa podem ser explicadas pelo sociólogo Emilé Durkheim. Em sua obra “Da divisão social do trabalho”, o sociólogo francês analisa tanto a sociedade pré-moderna como a moderna.
                Segundo Durkheim, na sociedade pré-moderna prevalecia o direito penal e o caráter passional, ela era pautada pela consciência coletiva. Já as sociedades modernas são pautadas pela racionalidade.
                Porém, como visto no exemplo, ainda é possível encontrar pensamentos e muitas vezes até atitudes que são resquícios da sociedade pré-moderna na sociedade moderna. Atitudes como agressões baseadas em preconceitos ou vingança ainda são presentes na sociedade moderna.
                Na maioria das vezes, porém não passam de pensamentos ou impulsos. É como se o homem moderno vestisse uma máscara que o impede de agir segundo seus instintos. 


              
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário