Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de junho de 2012

Weber critica a ideia determinista da ciência e o dogmatismo do materialismo histórico pois ele a afirma que a função da sociologia é a compreensão dos indivíduos e dos valores na sociedade. Ele critica o "denominador comum" e propõe o "tipo ideal", que seria não um "dever ser", mas uma organização da complexa realidade. O confronto entre os fatos e o tipo ideal originaria a verdade científica.
Se analisarmos a nossa atual sociedade sob a ótica de Weber, encontraremos muita razão. Generalizar uma classe social, um grupo de indivíduos segundo um parâmetro não expressam a verdade, nem tão pouco a realidade. Isso porque as pessoas se distinguem em diversos fatores, e não em apenas um. Temos, dentro de uma mesma classe social diferenças gritantes entre as pessoas, temos diferenças físicas, culturais, ideológicas, e muitas outras. Por isso generalizar os grupos humanos adotando como critério uma única característica é um erro que nos afasta da verdadeira realidade.
Weber, ao propor que a ciência social compreendesse cada caso isoladamente, independentemente dos outros entendia que essa generalização era um equívoco, e portanto que o conhecimento do geral não deveria ser tomado como objeto de análise.


Nenhum comentário:

Postar um comentário