Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de junho de 2012

Os mistérios da individualidade humana

             O ser humano, para padronizar as diversas repartições da sociedade, cria, mental e formalmente, espécies de fórmulas em que o indivíduo passa a ser analisado pelas características externas. Surgem assim, vertentes como o determinismo de raça, meio e momento histórico. Além de serem preconceituosas e taxativas, tais linhas de pensamento falham fortemente ao presumirem que, uma cicatriz, uma quantidade elevada de melanina ou o meio ambiente em questão possam revelar a complexidade e os mistérios da individualidade humana.
          Jane Austen, renomada escritora inglesa do século XIX, em seu romance "orgulho e preconceito" ilustra como as impressões iniciais e os pensamentos deterministas podem ser extremamente equivocados. Os protagonistas do romance "Elizabeth Bennet" e "Fitzwilliam Darcy" possuem, inicialmente, aversão um pelo outro: Elizabeth considera Darcy orgulhoso e o fato de o jovem possuir grande riqueza reforça as impressões de que o mesmo seja insensível e desagradável; Darcy, por sua vez, pela inferioridade social de Elizabeth e por extravagâncias cometidas pela família da moça, considera-a como uma mulher sem propriedade e simples como os demais no condado.
          O romance desenvolve-se e o contato entre tais protagonistas faz com que ambos percebam o quão tolos foram ao formularem um julgamento prévio: Darcy mostra-se leal, sensível e, inclusive, generoso; Elizabeth, revela-se determinada, inteligente e sagaz. Descobrem ,ainda, que são semelhantes em vários aspectos. A aversão inicial transforma-se em um amor mútuo.
          Nota-se ,assim, que o preconceito e a análise da vida a partir de uma visão estereotipada, jamais poderão ser considerados meios eficientes para o entendimento de algo ou de alguém. O indivíduo, ainda que sofra influências externas, não pode ser considerado resultado delas, pois, afinal, a essência humana e os sonhos e anseios individuais são únicos, não havendo método ou fórmula capaz de determiná-los.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário