Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de junho de 2012

     Para Weber a função primordial da sociologia é a compreensão do sentido da ação social, na qual esta é determinada por um sentido e movida por valores. Assim ele faz crítica à ideia determinista da ciência, dizendo que a ciência e a política são distintas e cada uma com a sua vocação.   
     Weber também critica o dogmatismo do materialismo histórico, pois não há como a história explicar todos os fatos sociais não tendo esta um denominador comum. Assim o autor, preocupado com a difusão do socialismo nas universidade, faz crítica ao método marxista de utilizar a luta de classes como denominador comum.
      A respeito do tipo ideal suas considerações revelam que este não corresponde a algo que "deve ser", mas ao objetivamente possível, tendo sua atuação como formação de organizar o caos e a complexidade do real. A partir do tipo ideal temos a comparação com os fatos chegando assim a verdade científica.
      Enfim, Weber classifica a ação social em quatro tipos possíveis: 1) Ação racional com relação a um objeto; 2) Ação social com a relação a um valor; 3) Ação afetiva ou emocional; 4) Ação tradicional. Dessa maneira ele constrói os tipos ideais que norteiam as relações sociais, que a Sociologia estuda, na medida em que a realidade é infinita. 
      
Guilherme Paim

Nenhum comentário:

Postar um comentário