Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de junho de 2012


Metodologia Weberiana
           
Ao longo da historia muitos foram os métodos usados para se desenvolver e conhecer a ciência. Como a metalinguagem de um poema, buscava-se uma ciência para se fazer ciência, ou seja uma forma de desenvolvê-la. Para isso muitos pensadores pensaram em formas para se obter resultados concisos e mais corretos. E é pensando nisto que Weber demonstra os métodos próprios da sociologia.
           
        Weber demonstra que as ciências sociais não devem ser atreladas a ideologias, a valores já embutidos, ou seja, a dogmatismos, que são comuns dentro das religiões. Dessa forma ele retoma um pensamento similar ao cartesiano, ao exigir um ceticismo de quem está buscando resultados. Alem disto se torna impossível ter um método, uma formula da qual se use sempre e obtenha os resultados esperados dentro de uma ciência puramente empírica, a chave do estudo se encontra unicamente na pratica neutra, sem a imposição de respostas prévias. Weber afirma também que leis são meios e não fins dentro da analise sociológica, ou seja, as leis que regem certos raciocínios nada mais são, do que formas já observadas de se chegar ao resultado, e não o resultado em si.
            
           Assim como Marx, Engels e Comte, Weber acredita na positividade do conhecimento, na metafísica, na busca dos objetivos.
          
            É tomando como base os pensamentos de Weber, que se busca uma interpretação mais pessoal das relações sociais, tentando entender pessoas individualmente e não usando um método único para todos, tentasse compreender os valores do outro pensando nele, pensando como ele, e dessa forma tornasse possível a ação social, ou mesmo a garantia dos direitos humanos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário