Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de junho de 2012

A Influência Revolucionária do Materialismo Histórico


   A compreensão do materialismo histórico e sua dogmática, na análise de Max Weber, sofreram criticas no que condiz a estagnação das relações entre trabalho e formas de produção sendo que, para ele, essa dogmática acaba por não explicar os fatos sociais. Daí sua critica a proposição marxista da luta de classes como forma de integrar esses fenômenos.

  Marx trata o materialismo histórico como a ferramenta capaz de incitar revoluções, sendo esse inspirado nas relações entre sujeitos pelas quais fica evidente a exploração de homens por outros homens, tornando evidente a necessidade de mudança na ordem social. Assim sendo, fica claro para Marx, que a única maneira de se realizar uma revolução é a revolta das classes oprimidas contra as opressoras, a chamada luta de classes, que segundo ele historicamente, sempre regeram as mudanças de regime.
   
  Mas de que forma então realizar as mudanças sociais sem que o materialismo histórico de Marx interfira no proceder revolucionário? É necessária para Weber uma ponderação a respeito das influências que as formas culturais exercem sobre a estrutura política e econômica da sociedade. Sendo inevitável a implementação de ideias como forma de alcançar uma ordem burocrática que atendesse as necessidades do mundo moderno.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário