Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de junho de 2012

Visão Social de Marx Weber

              É natural ao homem o uso de valores próprios para analisar o que o cerca. E embora seja o senso crítico importante para a emancipação do ser, ao tratarmos de pesquisas cientificas este é prejudicial. Weber tinha conhecimento disso ao afirmar que o Juízo de Valor é o ponto de partida da ciência, pois é a partir dele que o estudioso inicia seu trabalho, mas que esse não deve ser utilizado durante o desenvolvimento da pesquisa, para que a análise pessoal não interfira na busca da verdade. 
            Nossa presente dificuldade em nos livrarmos do julgamento pessoal nos impede de analisar com precisão o mundo social. Sendo este uma complexa mistura de mentalidades, culturas e valores, é necessário uma visão 'limpa' e livre de preceitos. Método quase que inalcançável pela maioria dos homens, já que nossa forma natural de análise se baseia em comparação e desconsideração de pluralidades. 
         O que ainda menos pessoas enxergam, é que essa forma de visão prejudica o crescimento e desenvolvimento social positivo. Amarras de pensamento como essas geram preconceito e depreciação de pessoas que por não se encaixarem na percepção de 'adequado' socialmente acabam por serem excluídas, julgadas. Fato este que pode ser observado a qualquer momento na presente sociedade. Frente a isto é importante que a humanidade mude sua forma de análise e exclua preceitos que impedem a visão de mundo real, assim como proposto por Weber.

Nicole Gouveia Martins Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário