Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de junho de 2012

Crítica ao materialismo Histórico

             Weber um dos autores que constitui o suporte da construção da sociologia como ciência, explora conhecimento em áreas pouco mencionada nas ciências sociais, como por exemplo, no campo da economia e religião. Sua observação busca entender os valores que engendram o cenário social, desta forma a sociologia deve “compreender” a partir de múltiplos focos de estudo, os valores dos indivíduos de uma determinada sociedade, não se atendo unicamente a sua classe social como fator determinante. 


 Visto isso podemos afirmar que Weber é um sociólogo da complexidade, por isso  a sociologia deve ser ciência empírica, que visa desnudar a sociedade, que estuda a concretude da vida e não apenas traça conjecturas abstratas sobre o que se passa. Desta forma para chegar a uma explicação minimamente objetiva sobre o cenário social, deve-se buscar desnudar todos os fatores que implicam nas ações humanas, para tal Weber utiliza-se do “Individualismo Metodológico”, um método que visa analisar a ação do individuo e não da classe, para ele cada individuo não importando que classe seja, escolhe dentre seus valores o modo de agir.

Por isso o sociólogo critica o fato de que na analise social ao potencializar as características econômicas rebaixa as demais condições, por vezes o próprio conceito de economia o desfigura, pois  dogmatismo socialista do Materialismo dialético se mostra como um perigo, pois coloca os determinantes econômicos afrente de quaisquer outros, eliminando a possibilidade da cultura das tradições e tudo aquilo que não faz parte da economia.

  Dessa forma a critica Weberiana tem como alvo os denominadores comuns dos outros métodos científicos e busca uma maior objetividade através da complexidade. A compreensão social deve se dar por meio dos valores do objeto de estudo e não do cientista, ao segundo cabe compreender e entender os valores de seu fato de estudo.
 

  
  
    
   
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário