Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Os ideias socialistas adaptados ao capitalismo


Na primeira Revolução Industrial se deu início a uma das maiores discussões idealistas sobre as ciências humanas na nossa sociedade, com intenso abuso da classe trabalhadora, surgiram pensadores que defendiam essa classe oprimida pelo sistema capitalista que imperava nessa época. Friederich Engels era um deles, que juntamente com Karl Marx desenvolveu e apresentou a teoria do socialismo, que pregava a extinção da propriedade privada, a divisão igualitária de bens e renda.

                Na atualidade, existem pensadores que defendem que o socialismo realmente é a solução dos problemas da sociedade, e outros que acreditam que o capitalismo é a melhor maneira de se desenvolver, a mais justa e que oferece mais liberdade, porem não é essa discussão que será apresentada. O socialismo hoje em dia é um sistema político ultrapassado que dificilmente voltará a existir, e os países que são adeptos a ele já estão cedendo ao capitalismo.

                Porém, o capitalismo está distante de ser perfeito e cabe analisar uma proposta diferente para a melhora do sistema.  Os ideais da distribuição igualitária de renda e propriedade privada podem ser impossíveis, mas medidas adotadas no Brasil nos levam a crer que algumas idéias pregadas por Engels e Marx podem ser usadas em nossa sociedade. Um exemplo claro disso é o bolsa família, bolsa escola entre outros, que é a ajuda de renda aos indivíduos das classes mais baixas da sociedade, uma vez com essa ajuda, essas pessoas, que os escritores do livro ‘’O Capital’’ chamavam de ‘’proletariado’’, conseguem consumir, e assim fazer parte do sitema capitalista efetivamente.

                Ao participar efetivamente do capitalismo, cosumindo e gerando mais renda, essas pessoas podem crescer financeiramente, juntamente com o país, pode-se então observar que alguns ideais socialistas aplicados com algumas adaptações podem ajudar o capitalismo a se tornar menos ‘’arrasador’’ e gerar maiores oportunidades, sendo mais justo e trazendo maiores oportunidades de uma melhora mútua na sociedade.
Ivan Nasser

Nenhum comentário:

Postar um comentário