Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 4 de junho de 2012

    A eterna e incessante luta de classes, o capitalismo e suas facetas.

É impressionante como um ideal tão libertário e igualitário como o Iluminismo, se tornou ideologia social burguesa, com a finalidade de proteger e criar suas próprias prerrogativas políticas e econômicas. Para contrariar essa ideologia dominadora, surge o Socialismo em seu estado primitivo, que tem como premissa a abolição das diferenças das classes sociais. Que tiveram um grande impacto com as mudanças promovidas por   Saint-Simon, Fourier e Owen, esses precursores foram responsáveis pela criação das bases fundamentais do socialismo, que mais tarde, seriam melhores desenvolvidas por Engels e Marx.

Com o desenvolvimento da burguesia industrial, surgiu também o proletariado, como consequência disso diferenças foram surgindo, como baixa remuneração, longas jornadas de trabalho e situações precárias de trabalho. Aliado a isso, a concentração do capital em torno da burguesia, vez com que concentrasse o poder político da mesma forma. Assim, o proletariado não teria condições de subverter a ordem social configurada na época. Alguns acontecimentos como a Revolução Francesa, a Comuna de Paris e a socialização da Rússia feita por Lênin, mudaram o panorama econômico local, porém nunca apresentaram uma ameaça muito grande ao sistema capitalista.

O grande triunfo do capitalismo é a sua capacidade de mudar conforme a economia se desenrola, possuindo muitas facetas e sendo mutável conforme as situações. Podemos citar fatos na história como o Crash da bolsa de Nova York em 1929, onde o Estado capitalista interviu na economia e ajudou em sua recuperação. Porém o sistema capitalista é regido pela ideologia do liberalismo econômico, onde o Estado intervem o mínimo possível na economia, fazendo com que as leis do mercado controlem a manutenção do regime.

Há casos como a China, em que se denomina um regime político comunista, porém o regime econômico é denominado como socialista de mercado. Nos últimos anos, é o país que apresenta maior crescimento econômico, perto de desbancar os Estados Unidos da América. Nota-se que na história mundial, o capitalismo predomina quase completamente os sistemas econômicos dos países, graças a sua capacidade de mudar conforme o andamento da economia mundial. Sempre existirão as lutas de classes por uma melhor qualidade de vida ou obtenção do poder, porém creio que o capitalismo é difícil de ser desbancado como sistema econômico graças as suas facetas.

Vítor Augusto Momma Portioli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário