Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 4 de junho de 2012


EUROPA 2012: UMA NOVA DIALÉTICA?



O materialismo histórico, já no século XIX, pautava pela primazia da existência sobre a consciência, quando da determinação da condição do indivíduo. O antagonismo histórico entre as duas classes significativas do Estado liberal, a burguesia e o proletariado, dinamizadas em trajetórias próprias, no entanto, sugere para a culminação do confronto, dialético, de interesses. Se, já em 1816, Saint Simon prevê a absorção absoluta da política pela economia; ele não poderia estar mais certo. Fourier, por sua vez, declara a efemeridade da civilização, em seus “círculos viciosos”. Owen, o percussor das preocupações trabalhistas, resurge mais atual do que nunca. No entanto, as análises sociológicas dos alicerces teóricos do socialismo científico dissecam a Europa de 2012, nua e cruamente, justamente como faziam no auge das contradições da Europa vitoriana, expansionista e apreciadora de absinto.

Isso ocorre porque se em tempos Dickensianos a dialética travava-se entre burguesia e proletariado, hoje, no ocidente europeu, a classe burguesa nativa europeia, afluente e secular, choca-se com o mar de imigrantes muçulmanos renegados ao status de proletários do século XXI. Proletários do século XXI, não em função profissional maquinal e redundante, mas como sujeitos sociais. Em uma Europa de alta tecnologia, fábricas fordistas não tem vez. Aqueles que não têm acesso à educação de qualidade são excluídos à informalidade, aos trabalhos serviçais facilmente substituíveis, uma vez que o emprego industrial transferiu-se ao Sudeste Asiático. O imigrante muçulmano, portanto, carece de meios para acender socialmente. Sofre restrições legais para exercer direitos fundamentais ao homem, sente dificuldade em aprender o idioma local. Ele, consequentemente, sente-se encurralado: visto como eterno forasteiro, vítima de estigmatização por parte da mídia, da polícia, da justiça e do sistema universitário, não vê outro alternativa a não ser fechar-se ghettos étnico-religiosos, como Saint-Saint Dennis e Clichy-Sus-Bois, enclaves da periferia parisiense que queimaram sob o ardor da revolta das minorias em 2005.

Os nativos europeus, por outro lado, defendem seus interesses como a burguesia tradicional fazia com vigor, no século XIX. Partidos conservadores passam a defender o mercado de trabalho local, restrições aos estrangeiros, corte de benefícios aos mais necessitados e, principalmente, o fim do multiculturalismo. Na Holanda, por exemplo, políticos que fazem parte do governo defendem, abertamente, o banimento do Corão. Na França, proibi-se o uso da burka em espaços públicos. Na Suíça, iniciativas populares pregam pela limitação de construção de mesquitas. Se no século XIX, a burguesia defendia seus interesses a ferro e fogo, em 2012, ela ainda o faz, mas por meios camuflados pelo apoio populista de direita e com base em sensacionalismos midiáticos.

Vê-se, assim, a dialética do materialismo histórico pulsando sobre as artérias do continente europeu. Proletários do século XXI de um lado, ou seja, os estrangeiros e imigrantes, sobretudo muçulmanos; nativos de outro. Aqueles cada vez mais conscientes de sua função social, ativos politicamente, organizados e antagônicos em relação à classe opressora. A burguesia atual, como àquela de tempos napoleônicos, busca fortalecer sua posição social frente às ameaças à ordem. Nacionalismo, protecionismo, radicalismo; todas as ferramentas de repressão às massas que podem se revoltar. No entanto, a dialética é real e permanente. Caos imigratório, crise econômica, terrorismo, questionamento do euro, do multiculturalismo e de todo projeto europeu. A Europa de 2012 é similar à Europa de 1848. O socialismo pode estar morto, mas a dialética e o novo materialismo histórico, inerentes à Europa, estão mais vivos do que nunca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário