Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O Capitalismo e sua capacidade de adaptação

     A principal diferença entre o Socialismo Utópico e Científico é a busca por provas e por fatos que o comprovem, ao invés de suposição e 'desejos'. É, portanto, o Socialismo explicado pela realidade. Um dos dados que se dizem 'comprovarem' a validade de tal é a existência do Ciclo dos meios de produção. Mas seria este realmente um argumento ainda válido?
     Em cada época, existe um modo de produção vigente. Na Antiguidade, escravista. Na Idade Média, feudal. Nos tempos modernos, o modo de produção capitalista. Ao mesmo tempo que muito diferentes, eles se relacionam por possuírem inúmeras similaridades. Todas tiveram seus tempos de ápice, sua decadência e sua transição lenta para o próximo modo de produção.
     O Capitalismo, no entanto, é o único modo de produção que consegue se adaptar quando está em decadência. Diferente dos outros, ele é um modo altamente mutante, capaz de satisfazer todas as necessidades do seu tempo enquanto tenta ao máximo evitar o fechamento do ciclo. Houve, por exemplo, a Crise de 29. Mesmo passando muito perto de seu fim, o capitalismo conseguiu se adaptar e sobreviver ao seu primeiro grande baque. Mais tarde, já no Séc. XXI, a Crise Imobiliária dos Estados Unidos, que carregou consigo os maiores bancos do país, mesmo deixando um rastro de destruição, não foi o suficiente para tirar o Capitalismo. 
     Então, mesmo que os ciclos representem uma comprovação histórica para ascensão do Socialismo, o Capitalismo se mostra altamente ardiloso e difícil de se derrubar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário