Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 4 de junho de 2012

A Síntese Contemporânea


 

             A palavra “dialética” remete-nos , etimologicamente, à ideia de discussão entre elementos. Daí vem a aplicabilidade desse conceito para as ideias de Engels. Segundo o autor, do conflito ocasionado pela opressão de uma classe sobre outra é que a engrenagem da sociedade se move, reestruturando-se o contexto sócio econômico.
                O grande salto de Engels, todavia, é em preocupar-se com a aplicabilidade prática das ideias socialistas de seus antecessores. Justamente por isso é que se discerne o socialismo utópico do científico.
                As gerações que nos antecederam mostraram que, de fato, a Dialética parece ser algo recorrente em nossa história. Ademais, uma das discussões possíveis na atualidade seria sobre o capitalismo atual: resistência de uma tese ou síntese do choque com o capitalismo?
                Enquanto tese, o capitalismo hodierno deveria guardar as características de outrora, conservando-se qual foi antes do choque com as ideias que pretendiam subvertê-lo. Em contrapartida, enquanto síntese, deveria preservar parte de seu conteúdo original, combinado ao de sua antítese, as doutrinas socialistas.
                As doutrinas socialistas surgiram em virtude da opressão da classe burguesa sobre o operariado, a fim de buscar maior justiça social a essas pessoas. Reduzir a desigualdade é hoje uma das metas do nosso Estado, e o reconhecimento de direitos que se propõe a impedir que opressões como as dos séculos anteriores se repitam, bem como medidas reais de combate a essas injustiças, de fato se tornaram realidade no mundo contemporâneo graças, sobretudo, às lutas do operariado.
                Essa análise levaria a crer que, de fato, hoje vivemos um momento diferente do anterior às ideias socialistas, em que o capitalismo repaginou-se, adquirindo uma roupagem que o limita através dos direitos de cada indivíduo, da busca pela redução da miséria e da desigualdade. Todavia, se assim for, infelizmente os elementos da antiga síntese que nosso sistema guarda, ainda são cruéis. São fonte das mazelas do mundo contemporâneo, e como tais, hão de ser contestados, talvez em breve, já que vivemos atualmente crises nesse modelo. Quando lhe vier a contestação, aí será nova tese, e na busca por nova antítese far-se-á mover a engrenagem da evolução social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário