Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 4 de junho de 2012


O socialismo prega o fim da propriedade privada e uma apropriação positiva do mesmo pelo Estado. Dessa forma o dono dos meios de produção deixa de ser o burguês, e o seu controle é exercido pelo governo. Todavia tal doutrina é utópica contemporaneamente, uma vez que a burguesia permanece sendo a classe social dominante e não aceitará perder sua importância social. Outro ponto de sustentação dessa tese é a inserção do trabalhador no meio capitalista, o que faz com que o objeto produzido, antes estranho ao trabalhador que o produziu, passa a ser objetivado pelo mesmo, ou seja, o trabalhador passou a ser inserido no meio de consumo do sistema capitalista.
Mesmo o socialismo cientifico pregado por Marx e Engels, os quais não pregam apenas a socialização das riquezas como os utópicos, mas sim um socialismo pautado no real, procurando compreender de uma forma sistemática o processo de produção de capital, são inviáveis no mundo atual. Uma vez que, toda sociedade esta inserida no modelo capitalista, mesmo os marginalizados pelo mesmo, sentem-se ligados ao sistema pelo seu teórico “poder de compra”.
O modelo capitalista, apesar de estar em crise, é facilmente mutável e se reestruturará como já o fez anteriormente. Tal capacidade de adaptação já foi demonstrada como, por exemplo, na criação de um Estado Social de Direito, no qual houve uma preocupação com políticas publicas que tinha como objetivo abafar as idéias socialistas, as quais reivindicavam uma tomada de posse pelos trabalhadores, no século XIX.
Nota-se com isso que a grande capacidade de adaptar-se do capitalismo tornou-se sua forma de sobrevivência em meio às crises que o mesmo gera. Além de sua capacidade de produção de avanços tecnológicos em inúmeras áreas como: saúde, educação e entretenimento. Faz-se necessário, porém a abdicação de parte de sua mais-valia, em troca de melhores condições de vida para uma parcela significativa da sociedade que é marginalizada e esquecida pelo sistema, fazendo com que esta se insira, não só figuradamente, mais inteiramente no sistema capitalista. E dessa forma superar-se-á a crise econômica global.

Marina Precinotto da Cruz, direito- diurno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário