Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 4 de junho de 2012

A origem do socialismo
Segundo Engels, o segredo da produção capitalista está no conceito de mais-valia, que nada mais é do que a exploração do operário. Engels escreve em sua obra que o capitalista sempre retira mais valor da força de trabalho do operário, mesmo pagando todo o valor que ela representa no mercado.
A mais-valia é a base do modo de produção capitalista, as grandes empresas estão sempre a procura de mão-de-obra barata, pois assim vão conseguir diminuir o custo de produção de seus produtos e, consequentemente, atingirão um maior lucro. Muitas empresas se instalam em países onde podem explorar ao máximo à força de trabalho dos operários, países onde o governo não fiscaliza a exploração do trabalhador, onde há falta de incentivo na qualificação dos trabalhadores, tais lugares podem ser encontrados nos países asiáticos como a China e outros do sudeste asiático.
Mas isso não ocorre somente na Ásia, podemos encontrar esse tipo de exploração no Brasil, ainda, na cidade mais rica do país, São Paulo. As empresas da moda servem de exemplo, elas vão em  busca do baixo custo da mão-de-obra dos bolivianos que ficam enclausurados trabalhando até 12 horas por dia.
As engrenagens do capitalismo dependem da exploração do trabalhador, isso é o que vai causar a luta entre as duas classes formadas historicamente: o proletariado e a burguesia. Engels afirma que o socialismo não aparecia de forma casual, mas como o produto necessário dessa luta.
Matheus da Silva Mayor

Nenhum comentário:

Postar um comentário