Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 4 de junho de 2012

As ideias socialistas surgiram a cerca de 150 anos atrás, em um contexto pós Revolução Industrial, onde grande parte da população era explorada nas fábricas, que não poupavam nem mesmo crianças.
A ideia do socialismo veio para acabar com essa exploração, e seus primeiros idealizadores são chamados por Engels de utópicos.
Em sua obra, Engels critica o socialismo utópico e propõe uma mudança gradativa na forma de transformar a sociedade, o que é, sem dúvidas, mais racional. Ao propor essa formar de ação, Engels faz uma importante observação, que é a de que as obras utópicas são ingenuas ao pensar que a burguesia fosse aceitar essa transformação social.
Porém, até os dias atuais, nem a forma utópica nem a forma científica do socialismo foi posta em prática de maneira eficiente, essa ineficiência ocorre em parte pela ação de outros países que impedem os países revolucionários de se desenvolverem, como é o caso do bloqueio econômico feito a Cuba, e em parte devido a própria incompetências dos revolucionários.
Também é necessário observar o fato de que o homem raramente quer viver em uma sociedade onde não há perspectivas de crescimento individual, onde os menos esforçados e os mais esforçados tenham as mesmas recompensas, e levando isso em conta o melhor seria que ninguém passasse por nenhum tipo de necessidade, e isso aconteceria com políticas eficientes,   que oferecessem educação, saúde e trabalho digno a todos, e ao mesmo houvesse a possibilidade de cada um satisfazer suas ambições, através de esforços individuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário