Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Da utopia à conquista épica

Vendo essa imagem do clássico filme de Charles Chaplin, Tempos Modernos (1936), poderíamos ingenuamente inferir, no sorriso da personagem, que a situação dos trabalhadores braçais “apertadores de parafusos” não era lá tão ruim assim. Entretanto, como estudamos nas aulas de história, a situação dos trabalhadores pós Revolução Industrial era muita precária: carga horária de no mínimo 13 horas diárias; mulheres e crianças trabalhando exaustivamente dentro das fábricas e até mesmo em minas de carvão; trabalhadores sem o mínimo de conforto e segurança, entre outros fatores aterrorizantes. Essa realidade tenebrosa viu, pelo final do século XIX, uma faísca de esperança emergir com homens como Fourier, Owen e Saint-Simon, que observando a realidade social de suas épocas viram no socialismo a melhor forma de acabar com o jugo dos operários fabris. Todavia eles não possuíam a sabedoria de como realizar efetivamente a mudança na vida da sociedade moderna, sabedoria esta que Friedrich Engels, junto com seu companheiro Karl Marx, iria contemplar a humanidade com suas obras ditas científicas, mostrando ao mundo que o proletariado tinha plenas condições de “virar o jogo” contra a burguesia e viver com plenas condições de serem senhores de si mesmos.
Engels, em sua obra “Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico” analisa criticamente junto com o leitor a história do capitalismo, as ideias dos autores utópicos e tece vários de defeitos, segundo ele, acerca do capitalismo. No fim de seu texto, diferentemente dos socialistas ditos utópicos, Engels mostra o caminho para a libertação dos proletários e para a mudança da história, com a extinção do Estado e a posse dos meios de produção pelo proletariado. Final épico, porém não muito fácil de ser concretizado.
Essa obra é de extrema importância para qualquer pessoa, indiferente de sua ideologia política, para entender as ideias reinantes à época acerca do modelo econômico e social, e para poder fazer um paralelo com a situação econômica atual. Ademais, a leitura desse texto é um ingrediente importante na construção de uma ideia pessoal sobre a melhor forma econômica para se obter um melhor convívio social entre nós, pois, mesmo com mudanças significativas no modo de produção capitalista, continuamos sendo “apertadores de parafusos”, porém, do século XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário