Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 4 de junho de 2012

A perpetuação de um padrão


Na teoria, a Revolução Francesa seria perfeita o lema igualdade, liberdade e fraternidade abraçaria a todos, no entanto não foi o que aconteceu, uns eram mais iguais do que outros, a razão iluminista se converteu em racionalidade burguesa, dessa maneira a burguesia criou novos privilégios para si, conseguiu subir ao poder e acabar com a estrutura vigente no Antigo Regime, dando continuidade ao “ciclo-vicioso”explicado por Fourier.
Os indivíduos que presenciaram a revolução burguesa e viam nela esperanças para uma nova configuração social, após  essa viram-se presos a uma nova estrutura, diante dessas novas amarras há o nascimento da ideia de se criar uma sociedade diferente, uma sociedade socialista.
O socialismo Utópico ultilizado por Henri Saint-Simont, Charles Fourier, Robert Owen como o próprio nome diz era utópico, ou seja, sua prática não seria possível, essa corrente era tanto quanto metafísica diferentemente do socialismo cientifico pregado por Marx e Engels.
O Socialismo Científico não será como o Utópico q dependia da pura vontade mas será sim feito a partir de uma análise criteriosa da sociedade. Marx e Engels querem descobrir o que faz, causa, produz a miséria em um âmbito geral, dentro de um contexto.
A luta de classes será para Marx e Engels o combustível da sociedade, portanto proletariados e burgueses jamais estarão do mesmo lado, sempre lutarão por coisas distintas, e essa luta perdura e perdurará em todas as épocas. Assim o socialismo para Engels é um percurso incontrolável da história e não uma obra do gênio humano.
Sendo a luta de classes o combustível para a sociedade como será possível acabar com a desigualdade entre as classes?  A desigualdade sempre existirá uma vez que sempre haverá um grupo no poder e este será o detentor dos meios de produção e do dinheiro, sempre existirá aquele que apenas terá a sua força de trabalho para vender, mesmo que a revolução do proletariado ocorra a história mostra que aqueles que conquistam o poder tornam-se egoístas e continuam perpetuando a desigualdade. Sendo em minha opinião a desigualdade inerente à sociedade espero que ao passar dos anos ela diminua que uns não permaneçam sendo tão iguais quanto outros, espero que aqueles que são diferentes possam ser menos diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário