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segunda-feira, 4 de junho de 2012

Viver é morrer



Desde que Heráclito de Éfeso proferiu a frase “um homem nunca se banha no mesmo rio duas vezes”, abriu precedente pra uma forma de pensamento que sempre se lançaria como questionadora acerca de uma dada forma de se compreender os fenômenos ao longo da história da filosofia. Com isto, acrescentou ao patrimônio filosófico que as coisas estão em constante transformação, a lei da contradição veio substituir a lei da identidade (de que um fenômeno só pode ser idêntico a si mesmo).                                            Hegel deu continuidade à dialética de forma majestosa durante o período do idealismo alemão. O cerne da dialética repousa no conceito do movimento, ou como Hegel preferiu abordar, sobre um movimento em espiral que apreenderia tese, antítese e síntese. Sob este ponto de vista, a idéia converte-se em seu contrário.  
 Para Engels e Marx, a dialética segundo Hegel estaria posta para constituir o materialismo histórico-dialético, um dos fundamentos centrais para a teoria marxista, exceto pelo fato de a dialética hegeliana estar de “cabeça pra baixo” segundo Marx, por ser essencialmente idealista. Desta forma, a dialética materialista tornou-se o estofo para fomentar o pensamento de Marx e Engels para a compreensão do desenvolvimento histórico, isto é, das relações sociais e econômicas.                                                                                                      Assim, toda a evolução real ocorre de forma contraditória, pelo conflito de forças opostas que rodeiam e formam parte do todo existente. Nada é inalterável e está acabado em si mesmo. Uma coisa não é somente ela, mas ao mesmo tempo, é o seu oposto. O homem é o eterno vir-a-ser. A contradição, a tensão entre os contrários constituem a fonte fundamental do desenvolvimento da matéria e da consciênciaA cada dia que se vive, é um que se chega mais perto da morte.

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