Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de maio de 2012

A sociologia de Durkheim

Durkheim viveu em um período do século XIX em que as instituições estavam degradadas, as pessoas viviam miseravelmente e portanto, influiam no próprio funcionamento da sociedade como um todo. Isso pois, o autor defende que o meio social é como um organismo vivo, no qual todas as partes são integradas e qualquer alteração, por menor que seja, em uma das partes pode causar um desequilibrio maior. Sendo assim, a condição miseravel de algumas pessoas poderiam influir de maneira negativa na vida de outras. Para tanto era necessário que a sociologia resolvesse os problemas sociais. 

O autor defendia, ainda, que o homem era um animal selvagem, e conforme foi se relacionando com outros indivíduos tornou-se sociável. Surge,então, a consciência coletiva, que é formada pelos pensamentos que habitam a mente humana, guiando cada ação do homem.  

Para essa socialização ser completa é importante que existam instituições.Estas, na concepção de Durkheim, devem assegurar a ordem social, para isso precisam ser conservadoras, com regras claras para garantir segurança ao homem. 

Durkheim defende também a importância da educação, visto que , é por meio dela que uma sociedade pode se desenvolver mais. A nação deve , portanto, invertir em educação para um maior desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário