Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de maio de 2012

Usos e justificativas


Interpretações. Existem várias quanto ao texto de Durkheim, “As regras do método sociológico”. Contudo, podemos salientar duas.
O autor retrata em seu texto que cada elemento social tem seu papel na sociedade com o objetivo de manter a coesão dela e garantir sua sobrevivência. Com isso, aquele que se rebela contra esse “papel”, segundo Durkheim, deve ser punido.

É possível interpretar esse texto de acordo com uma lógica de justificação da manutenção do status quo. De acordo com ela, a manutenção desse “papel” seria apenas uma forma de as elites manterem-se no topo, controlando os oprimidos operários.

Outra é considerar que o “papel” que cada um tem no meio social, segundo Durkheim, é fundamental e imutável. Para a sobrevivência da sociedade, não deve haver mudanças nessa ordem; a elite continua elite, pois assim ela poderá contribuir para a manutenção social, e o operário continua operário, pois dessa forma ela vai garantir a existência do meio social.

Temos exemplos históricos de ambas interpretações e seus desdobramentos. Dessa forma, podemos avaliar a sociedade por prismas diferentes. Cabe a quem reflete decidir qual visão é de sua preferência, mas, ainda sim, manter a máxima de Émile Durkheim: a sociedade, tal qual o corpo humano, necessita de órgãos que efetuam trabalhos específicos que são fundamentais para sua existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário