Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de maio de 2012

A pressão irracional

   Mesmo mais de um século após a morte de Durkheim, sua teoria do fato social mostra-se extremamente atualizada ao afirmar que o indivíduo está sob constante pressão social. É extremamente comum assistirmos em cenas em que adultos e crianças tomam decisões e agem de acordo não com suas vontades, mas de acordo com a aprovação social.

   De acordo com John Locke o homem é uma folha em branco que é escrita de acordo com sua vivência. Poderíamos pensar a partir de Durkheim que o homem pode nascer como uma folha em branco, o que é impresso em seguida, entretanto, seriam as pressões sociais.

   As pessoas são orientadas desde sua infância no em seu vestuário, alimentação e comportamento, tudo de acordo com as regras da sociedade em que vive. Mesmo sem perceber, toda a sua vida é baseada na pressão que aquela sociedade imprime sobre o indivíduo.

   Qualquer um que saia do padrão de comportamento dentro da cultura em que vive acaba sendo segregado pela sua sociedade e geralmente procura um grupo com que se identifique dentro do seu padrão de comportamento. Um exemplo disso são os grupos góticos que são muitas vezes julgados pelas pessoas e buscam um grupo onde se sintam aceitos.

   Antes de tomar alguma atitude ou de julgar alguém que não se encaixa nos padrões sociais, é prudente fazer uma análise e pensar se tal atitude ocorre apenas porque “todo mundo também faz" ou se há algum motivo racional por trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário