Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de maio de 2012

A Importância do Método

       Apesar da existência da ciência 'Sociologia' ser anterior à Durkheim, é com esse grande cientista que essa ciência humana passa a ser tratada como uma nova ferramenta para o estudo da sociedade em prol de sua melhora.
      É de extrema importância o conhecimento desenvolvido por Durkeim, esse explicita a maneira como deve-se corretamente analisar os eventos sociais, ou fatos sociais, para que assim possa-se distinguir o que é causa, e o que é consequência dentro da complexa rede de instituições e indivíduos que compõem a sociedade. Ao propor essa indagação, retira-se do fato social o caráter pessoal - portanto parcial - assim possibilita-se encontrar a falha , ou as falhas muitas vezes, nas instituições (família, estado, etc.) com os devidos ajustes evita-se outros casos com essas mesmas características.
     O período vivido por Durkheim foi repleto de mudanças drásticas, como a industrialização, e o êxodo rural, tais mudanças afetaram a vida do ser humano de modo nunca registrado anteriormente, agora o ser humano passa a ser apenas parte do processo de produção, seu conhecimento específico ou 'know how' é substituido pelo maquinário, tornando-o apenas um fornecedor de força bruta extremamente desvalorizada. Os efeitos dessa nova realidade mudaram o ser humano e seu modo de vida, a pobreza, a fome, o trabalho miserável desde a infância, são apenas algumas das chamadas 'falhas do sistema social' que Durkheim propõem analisar, e assim, conhecendo suas causas, seriam devidamente consertadas.
     Essa imparcialidade adquirida com o estudo metodológico de Emile Durkheim traz uma grande segurança sobre a efetividade dessa ciência, assim os profissionais do Estado, os estudantes da realidade social vivida, podem utilizar o conhecimento desenvolvido por essa ciência em prol de reais mudanças na sociedade, esse caráter utilitarista foi um dos grandes focos de Durkheim, que visava criar uma forma de entender e melhorar a vida social.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário