Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de maio de 2012

A consciência coletiva no funcionamento do corpo social


Émile Durkheim defende que os cidadãos precisam estar completamente integrados para um bom funcionamento do corpo social. Cada parte do corpo precisa desempenhar a sua função de maneira correta para que não haja disfunções no meio social. Para tal proposta funcionar, ele defende uma sociedade solidária, altruísta, com princípios morais e padrões de conduta que garantam um funcionamento coeso da sociedade. A divisão do trabalho é um exemplo desse condicionamento social.
Outra proposta para que se tenha uma vida social saudável é a utilização da consciência coletiva em detrimento da consciência individual: deve-se pensar primeiro no que seria melhor para o meio em que se vive antes de pensar em nossas próprias aspirações.  Para Durkheim, todas essas ações que possam trazem o bem-estar para os cidadãos e todos os padrões de conduta que sustentam o equilíbrio da vida social são marcos da consciência coletiva e devem ser colocados em prática para o corpo social funcionar sem alterações.
Tudo que acontece na sociedade, segundo Durkheim, é marcado por acontecimentos separados uns dos outros, e cada sociedade tem os seus fatos internos específicos. Dessa forma, a História não é a responsável pela explicação dos fenômenos sociais, mas sim as interconexões existentes entre cada fato ocorrido com um povo. Dessa forma, guerras, desastres e chacinas são explicados como ocorrências isoladas, intrínsecas a cada comunidade, não havendo ligações com a História generalizada.
Por fim, a concepção de sociedade para Émile Durkheim se funda na já falada consciência coletiva e na sucessão de fatos independentes da História. Contrário à ideia de Thomas Hobbes, de que a sociedade é resultado da vontade individual, Durkheim afirma não haver individualismo que se sobreponha ao coletivo. Sendo assim, o modelo social perfeito teria a coletividade sobre a individualidade e cada cidadão trabalhando para o funcionamento prefeito da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário