Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
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domingo, 13 de maio de 2012
O SÉC XIX E AS SUAS DIFERENTES VISÕES
Na segunda metade do século XIX a sociologia começava a tomar corpo como ciência através da visão de Émile Durkheim, porém, para tomar tal visão, essa nova ciência deveria ter o seu objeto de estudo assim como a medicina, a química, a física, que possuem seus objetos de estudo sendo os elementos naturais. Após Durkheim, a sociologia passou a ter seu objeto central de estudo,o fato social, ou seja, todos os fatores sociais que se passam no interior da sociedade e se relacionam com os individuos que a constituí.
Outro nome importante da história da ciência, contemporaneo a Durkheim, e que buscava questionar a sociedade e como o homem se relacionava com a mesma era Sigmund Freud, um médico austriaco considerado o pai da psicanálise. Freud em muitas de suas obras analisa o indivíduo como um ser que submete seus instintos e vontades a diversas normas impostas pela sociedade, e isso tem inicio na própria infância, com os primeiros conflitos entre o corpo, representando o instinto e a repulsa dos adultos, como uma repressão paterna, induzindo certa forma de comportamento.
Qual a relação entre Durkheim e Freud ? Embora, o médico austriaco, analisasse os seres humanos por uma perspectiva individual, fisiológica, característica do estudo da medicina e da psicologia, ao contrário da sociologia, que desconsidera as ações individuais, mas busca estudar a visão geral, através das relações entre os indivíduos vivendo em sociedade, Durkheim também afirmou a existência de "fatores" que exerecem uma coerção sobre o indivíduo, os fatos sociais, que ja existem antes do nascimento do indivíduo e considera-se coercitiva pelo fato de 'moldar' o modo de vida da pessoa.
Durkheim vê os fatos sociais, além da ideia de coerção, como algo que mantem a sociedade em forma de consenso, algo que mantém a ordem, e que o estudo de um determinado fato social, após ser identificado, é algo que auxilia o estudo e a interpretação da sociedade com todas suas complexidades.
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