Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de maio de 2012

Coletividade x Individualidade


Durkheim em seu livro “As regras do método sociológico” tenta infundir na população uma idéia de coletividade da consciência, onde todos devem pensar em favor do bem comum, sem se apegar as noções individualistas, pois somente quando agrupado em uma sociedade o homem pode se diferenciar de animais. Dessa forma ele cria um método sociológico em que as instituições se destinam a manter a unidade social, para sempre integrada ela poder evoluir e se manter em um ciclo constante, como já foi preconizado por Comte.

A falha na doutrina de Durkheim se deve ao fato de que as pessoas são diferentes entre si, o que leva a coletividade a impor suas vontades frente a uma minoria, que muitas vezes é subjugada e inferiorizada. Essa contenção, normalmente, é feita através de normas rigorosas que acabam levando a uma imposição de valores, o que nunca é benéfico para uma sociedade, pois leva a insatisfação e rebeliões de alguma minoria subestimada, e isso, infelizmente, pode gerar o caos social.

Dessa forma, procurar manter a população integrada é fundamental para o bom andamento da sociedade, mas desrespeitar a individualidade de cada um é podar uma característica inerente ao ser humano. Então, deve-se pensar nos fatos sociais como ações ou mudanças que possuem pessoas como protagonistas, e não com a sociedade sendo mais importantes que as pessoas que a constituem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário