Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de maio de 2012

Investigação Social


            Emile Durkheim ao investigar a sociedade verifica que os seres humanos tem seu comportamento regido por fatos sociais, sendo que a explicação desses sempre se valera da investigação do meio social interno, pois este as determina.
             Durkheim acredita em uma visão relativamente determinista, de que a sociedade se assemelha a um organismo biológico, e que o homem é influenciado pelo meio que vive e pelas condições sociais, culturais e educacionais que obteve em seu período de criação. Por exemplo, acredita que a explicação para o crime esta contida no meio em que o individuo criminoso foi formado, nos preceitos morais a eles cedidos e outros fatores que se consideram deterministas; e que se um menino for criado por animais, por exemplo macacos como o caso do Tarzan, esse não engendrara o comportamento da sociedade, mas sim o de fora dela,o da que foi criado.Ou seja, acredita que é necessário uma implicação interna para que as coisas aconteçam, baseado nas coisas que lhes foram ensinadas e na moral que lhes foi aplicada, não bastando apenas querer.    Sendo moral para Emile, tudo que se diz respeito  a negação do instinto e doação ao todo. Outrossim, Durkheim presa que toda sociedade tem que ter no mínimo coesão e equilíbrio – organização. Assim, a divisão do trabalho é um exemplo desse condicionamento e o crime organizado como o próprio nome diz é organizado e isso que os confere relativo sucesso. Entende também que a sociedade não é formada pela soma de consciências, mas sim por uma consciência coletiva que a fundamenta e baseia.
            Durkheim através de analises passa a verificar, segundo sua ótica, que o componente humano do meio social se define por características da densidade dinâmica e da densidade material. Sendo a Densidade Dinâmica – vínculos morais de conduta e a Densidade Material – volume de habitantes no mesmo espaço físico, também definido pelas possibilidades de interconexões, não existindo conexões causais, mas apenas as que impelem a historia para frente. Embora a explicação dos fenômenos sociais seja interna a cada saciedade especifica e não presente na historia.
       Logo podemos visualizar que Emile Durkhiem tem uma visão cientifica e biológica da sociedade, colocando esta como um organismo social semelhante ao biológico. Ademais, tem uma visão relativamente determinista social em relação ao individuo, pois acredita que a vontade desse é limitada perante a formação concedida pelo meio a este. Vendo também a necessidade da sociedade ser organizada e coesa para seu sucesso, e verifica que isso condiciona seu impulso para frente em relação as outras, determinando seu sucesso ou não. De modo a organização determinar seu “desenvolvimento” e não a historia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário