Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de maio de 2012

Contra a corrente


    Durkheim contribui em muito á sociologia ao apontar a influência que o meio social exerce sobre os indivíduos. Porém, a forma condicionante e quase determinista com que isso se apresenta não esclarece alguns fatos que ocorrem – e ocorreram - nas sociedades. A sociedade apresenta casos nos quais indivíduos assumiram posturas as quais podem ser explicadas apenas por sua vontade individual, por sua individualidade, negando a nulidade desta ultima defendida por Durkheim. Há a participação da coerção social nas ações dos homens, mas também da vontade individual.
  A própria literatura apresenta casos os quais demonstram a influência da vontade individual na postura dos indivíduos. No livro de Jorge Amado, Capitães de Areia, contrariando a tendência que a sociedade bahiana lhes impunha, alguns dos protagonistas foram capazes de buscar outros destinos para si próprios. Levando-se em conta apenas a “influência do meio”, tornar-se-iam ladrões e, no entanto, um torna-se pintor, outro líder revolucionário, outro ainda busca a vida religiosa.
  O próprio Machado de Assis, escritor brasileiro e mulato do século passado, contrariou todas as pressões sociais que existiam entorno da figura do negro ou descendente, ele virou escritor, dominava várias línguas, era autodidata e ainda casou-se com uma mulher branca e de distinta classe social.
  José Bonifácio, Edith Piaffi, Chiquinha Gonzaga, Galileu Galilei, Nicolau Copérnico, Santo Agostinho, Sócrates... são também exemplos de personalidades que subverteram as tendências de sua época não por causa de uma “tendência” social, mas por si mesmos. Essas pessoas e suas histórias demonstram que há também participação da individualidade de cada um nas escolhas tomadas, nos comportamentos observados na sociedade e nas trajetórias de vida das pessoas.

Um comentário:

  1. Curti o seu texto, ele meio que funcionou como 'inspiração' pro meu, se quiser dá uma lida depois. A parte legal é que eu discordo totalmente de você, haha

    ResponderExcluir