Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de maio de 2012

Durkheim e o Relativismo Cultural


    Augusto Comte, certamente foi um dos grandes responsáveis pelos primeiros passos da sociologia. Sua visão prática para analisar a sociedade foi de fundamental importância para sua época, pois permitiu enormes avanços de outros pensadores e da sociedade em geral. Porém, seu pensamento abriu às portas para uma interpretação etnocêntrica das outras sociedades, e tal ponto de vista auxiliado pelos interesses econômicos dentre outros, permitiu a extinção de diversas culturas e populações.
Foi graças ao fato de Durkheim apontar a metafísica que estava presente no “lema” de Augusto Comte “o Amor por principio e a Ordem por base; o Progresso por fim”. Dá um primeiro passo ao que iremos chamar de relativismo cultural.
         A própria postura que Durkheim nos ensina para lidar com o fato social nos ajuda a melhor compreender e respeitar, e fazer até mesmo uma análise mais profunda das sociedades. Pois ao nos colocarmos como meros observadores, não iremos deixar transparecer, em quantidade impactante, nossas opiniões e preconceitos a respeito das sociedades analisadas.
         É por essa razão que o pensamento contido nas obras de Durkheim deveria ser muito mais divulgado do que é atualmente, principalmente nos meios jurídicos. Pois, somente assim as instituições poderão aplicar o direito de maneira mais ética, buscando evitar os tão perigosos choques culturais que são responsáveis pela perda de culturas e até mesmo vidas.

Um comentário:

  1. visao de uma pessoa que ira para frente mais com os olhos aberto pela verdade descobrida por alguns que podem quebrar com um sistema falido e invalido

    ResponderExcluir