Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de maio de 2012

Das origens




Diferentemente de Augusto Comte, Émile Durkheim considera importante conhecer as causas dos fenômenos sociais, e acredita que todo fato social decorre de outros fatos sociais, criticando o uso da psicologia para entendê-los, com o argumento de que “o grupo pensa, age, sente diferentemente da maneira de pensar, sentir e agir de seus membros, quando isolados”. Ele diz ainda que “Partindo, pois, desses últimos, não poderíamos compreender nada que se passa no grupo.
Acontece que, se cada fato social decorre de um anterior, será necessário conceber uma infinidade de fatos sociais, estes não poderiam ter tido um início, o que é também algo difícil de conceber, já que a própria humanidade, e portanto a sociedade, de uma forma ou de outra teve um começo. Então, de onde surgiu o primeiro ou os primeiros fatos sociais, se não do comportamento ou de ideias de um indivíduo que o transmitiu aos demais? Isso porque não há meios de um comportamento inserir-se, saindo do nada, em um grupo de indivíduos, da mesma forma que não há como todos pensarem juntos, em absoluta conformidade, para a instituição de um fato social.
O que faz sentido é que a partir de um dado comportamento individual as pessoas, quando agrupadas, o recebam de maneira diferente ou o trabalhem e o modifiquem, com o passar do tempo, de modo diverso do que o fariam isoladamente, mas isso também pode ser por influência de um indivíduo.
E mesmo que os fatos sociais somente surgissem uns dos outros, as reações de determinados indivíduos a eles não são todas idênticas, e podem ser condicionadas, sim, por fatores psicológicos e pessoais. Por exemplo, por mais que a tendência geral seja, atualmente, de tolerância aos homossexuais, existem grupos homofóbicos que os atacam fisicamente e os hostilizam publicamente. Importante observar que são grupos, ou seja, entidades sociais, e não indivíduos isolados, que apresentam comportamento diferente do comum. Assim, como surgiu esse comportamento, que é uma reação ao dominante, senão da própria reação de determinado indivíduo, ou mesmo de vários, mas não conjuntamente, que acabou influenciando outros, que a eles se uniram?
Ou seja, apesar de a explicação de Durkheim de como os fatos sociais atuam, impondo-se ao indivíduo, seja muito razoável, talvez sua concepção de como eles surgem e de seus desdobramentos não sejam tanto, já que pode haver fenômenos sociais conflitantes num dado momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário