Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de maio de 2012

Coesão social


Émile Durkeim, sociólogo francês considerado um dos pais da Sociologia moderna, pregava o conceito da coesão social e prezava a coletividade, de modo que a realidade social ultrapassasse o individuo e o pensamento individual.
Para Durkeim, os meios particulares e individuais funcionam de forma própria e independente, interligados apenas com o meio coletivo da sociedade, que funciona por uma espécie de consciência coletiva, que não se trata do agupamento de todas as consciências individuas.
A prática da criminalidade gera apenas mais criminalidade,  e para tratar desse problema que assola a sociedade é fundamental a conscientização coletiva, e não apenas a punição individual.
As ideia de Durkeim divergiam das de Hobbes quanto a formação e o conceito da sociedade, pois para Hobbes, a sociedade formou-se da abdicação da liberdade pelos homens com o consentimento e permissão desses, sendo uma expressão individual, que sera proibida apenas diante a uma força maior. Já para Durkeim, não existe essa força maior que força os homens, que agem de modo sempre condicionado pela sociedade, que explica o individuo e sua forma de agir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário