Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de maio de 2012

Sobre o Fato Social


O sociólogo Émile Durkheim criou a concepção de fato social, que para ele seria uma “maneira de agir, pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem.” (Durkheim, pg. 3) Há vários exemplos de fatos sociais, como suicídio e o direito. O direito se caracteriza como um fato social porque é maneira de pensar exterior ao individuo que tem poder de coerção. O suicídio também é um fato social o que significa que a vontade de suicidar não tem origem no individuo, mas na concepção durkheiniana seria exterior ao suicida, tendo origem na sociedade. Além disso, para o sociólogo, cada fato social teria uma origem, se um fato social tem várias causas seria porque, na realidade, haveria vários tipos daquele determinado fato social. Voltando ao exemplo do suicídio como este tem variadas causas significa que há diversos tipos de suicídios.
Para que haja o fato social é necessária organização definida. Entretanto há também as chamada corrente social que mesmo sem organização definida, tem um efeito similar ao fato social. Seria essa corrente social que explicaria entusiasmo, indignação ou piedade em uma grande reunião, pois segundo Durkheim esses não teriam origem na consciência particular, afinal vem do exterior e arrasta sem a nossa vontade e isso fica evidente quando se luta contra essas correntes sociais.
Outro fato social é o crime. De acordo com o raciocínio de Durkheim, o crime é necessário para a sociedade se manter coesa, pois ao ser punido o criminoso vai servir de exemplo para todos não descumprirem as leis. Entretanto, em sociedades onde há impunidade isso é um mal, pois esta faz com que as pessoas pensem que podem fazer o que bem entenderem e isso acaba com a coesão social.
Por fim, Émile Durkheim criou um uma ampla concepção, até hoje utilizada nas ciências sociais para explicar a sociedade. Crime, suicídio e direito são apenas alguns exemplos de fatos sociais existentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário