O fato social,
como Durkheim descreve, em seu livro, não está atrelado a nossas vontades
imediatas, possuem uma finalidade especifica. Eles possuem uma causa eficiente,
que os guia para atingir um objetivo. Assim, o simples ato de casar, implica
uma causa eficiente de se reproduzir e perpetuar a espécie.
Nesse sentido,
o direito também possui uma relação de finalidade, que vai além das suas implicações
imediatas, mas sim o que faz na sociedade, visando o bem geral. Essa visão complementa
a ideia de Durkheim de que a sociedade está cheia de relações de solidariedade,
sendo estas não em seu sentido literal, mas no de negar-se a si e interesses
individuais para se doar ao todo, garantindo que todos, ou o organismo, como
ele próprio denomina, continue em funcionamento.
Para organizar
esse corpo, são criadas por meio de necessidades, causas eficientes, as instituições,
que regulam as tarefas para que o organismo viva em harmonia. Se observarmos essas
necessidades sobre a ótica do atual capitalismo, poderíamos entender, portanto
que são criadas freneticamente, mas sem fornecer a todos os seus membros a
possibilidade de adquiri-las, acarretando numa inversão de valores, dos fatos
sociais. E essa inversão deve ser analisada, para que não ocorra a deterioração
do corpo.
Murilo Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário