Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de maio de 2012

A função do fato social


     O fato social, como Durkheim descreve, em seu livro, não está atrelado a nossas vontades imediatas, possuem uma finalidade especifica. Eles possuem uma causa eficiente, que os guia para atingir um objetivo. Assim, o simples ato de casar, implica uma causa eficiente de se reproduzir e perpetuar a espécie.
     Nesse sentido, o direito também possui uma relação de finalidade, que vai além das suas implicações imediatas, mas sim o que faz na sociedade, visando o bem geral. Essa visão complementa a ideia de Durkheim de que a sociedade está cheia de relações de solidariedade, sendo estas não em seu sentido literal, mas no de negar-se a si e interesses individuais para se doar ao todo, garantindo que todos, ou o organismo, como ele próprio denomina, continue em funcionamento.
     Para organizar esse corpo, são criadas por meio de necessidades, causas eficientes, as instituições, que regulam as tarefas para que o organismo viva em harmonia. Se observarmos essas necessidades sobre a ótica do atual capitalismo, poderíamos entender, portanto que são criadas freneticamente, mas sem fornecer a todos os seus membros a possibilidade de adquiri-las, acarretando numa inversão de valores, dos fatos sociais. E essa inversão deve ser analisada, para que não ocorra a deterioração do corpo.
Murilo Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário