Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 13 de maio de 2012

Pós-positivismo X História


Émile Durkheim analisou profundamente os comportamentos que levam o homem a viver em sociedade. Em decorrer de seu estudo, criou o conceito de fato social, mas o seu conhecimento o levou muito além.
                O sociólogo estudou as Instituições e concluiu que elas surgiram de necessidades, ou seja, causas eficientes que se vinculam à ordem do organismo social. Assim, elas são responsáveis pela manutenção da ordem por meio da coerção social e expressam a consciência coletiva.
                Ainda segundo Durkheim, a essência da consciência coletiva é composta pela densidade dinâmica e pela densidade material, que correspondem, respectivamente, aos vínculos morais comuns – padrões de conduta- que equilibram a vida social, e ao número de habitantes em um determinado território e suas possíveis relações – o que estabelece uma vida comum.
             As transformações dessas densidades refletem na modificação das condições de existência das sociedades. Esse pensamento fez com que Durkheim criticasse a corrente historicista por não estabelecer conexões entre os fenômenos sociais, ou seja, não estabelecer laços entre as mudanças ocorridas na sociedade.
                Assim, o autor infere que a explicação dos fenômenos que ocorrem na sociedade não está simplesmente na história, que divide os acontecimentos e os analisa mecanicamente: tais fenômenos são internos às sociedades, e devem ser analisados de acordo com os fatos sociais e as Instituições, coercitivos da consciência coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário