Total de visualizações de página (desde out/2009)

3244190

segunda-feira, 21 de abril de 2025

O estudo das ciências humanas e a base jurídica

     O Direito é uma resposta às mudanças da sociedade, é a forma que o grupo se organiza e busca uma certa norma, que dite o certo e o errado baseado em concepções humanas. Assim, a compreensão dos modos de vida de certo período permite encontrar as causas e consequências de certas leis e regras, ao passo que influencia na interpretação mais abrangente e subjetiva da área jurídica.

Nessa via, para conhecer as sociedades que moldam esse poder, deve-se recorrer ao estudo das áreas de humanas, como a Filosofia e a Sociologia. Dessa forma, tais matérias analisam, respectivamente, a origem, e o desenvolvimento, das noções de Direito e as formas que os cidadãos se organizam, possibilitando analisar casos com uma visão mais humana, entendendo as causas intrínsecas às pessoas. Assim, as decisões devem acompanhar as transformações da comunidade, que por sua vez são desdobradas pelas bases filosófica-sociais.Isso pode ser exemplificado pelo Sufrágio Feminino no Brasil, em que as mulheres passaram a lutar pela presença na política, demonstrando uma modificação na mentalidade social, uma vez que essas áreas eram restritas aos homens no repertório cultural.Portanto, essa transformação estudada pelas ciências sociais, pressionou a mudança das ciências jurídicas ao influenciar a alteração da norma. 

Ademais, quando a base que levou a tal decisão é compreendida, pode-se tornar um melhor jurista. Isso porque permite-o entender os processos que o levaram a chegar nesse ponto, possibilitando a reflexão dos efeitos a serem causados em razão dessa ordem. Logo, utilizando o exemplo supracitado, entende-se que as mulheres batalharam durante décadas para serem inseridas na política, e ao aprovarem a legislação apoiando o sufrágio feminino, o jurista pôde perceber a mudança de fatores na área jurídica, pois essas novas ideias, por anos suprimidas, são colocadas no panorama geral.Assim, estudos, como a SOciologia e a Filosofia permitem um cenário atualizado às necessidades sociais.

Em suma, o estudo de tais temas demonstra-se como essencial para a melhoria e desenvolvimento dos campos do Direitos. Isso porque analisam a sociedade, as causas e as consequências. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário