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segunda-feira, 21 de abril de 2025

Funcionalismo Durkheimiano e a sociedade hodierna

Funcionalismo Durkheimiano e a sociedade hodierna

 O pensamento funcionalista, elaborado pelo sociólogo Émile Durkheim, busca compreender a sociedade como um sistema organizado de partes interdependentes, no qual as instituições sociais — como a escola, a família, a igreja e o próprio direito — desempenham funções únicas e essenciais para a coesão da vida social e da convivência coletiva. Segundo o autor, tais instituições são estruturadas de forma que, caso seja necessário alterar uma delas, todas as demais precisarão se adaptar, a fim de que o sistema social volte a coexistir de maneira harmônica.

 A partir dessa perspectiva, é possível analisar a teoria funcionalista na prática durante o período da pandemia de COVID-19, quando diversas instituições, com destaque para a escola, precisaram demonstrar resiliência para se adaptarem ao modelo de ensino remoto. Contudo, ao longo dessa adaptação, tornou-se evidente que a escola vai muito além da simples transmissão de conteúdos programáticos: ela desempenha papéis fundamentais na socialização, no cuidado com a criança e na construção de vínculos afetivos e sociais. Com a perda desses aspectos da vida escolar, outras instituições, como a família, o trabalho dos pais e até a saúde mental dos estudantes, foram severamente afetadas. Apesar de tentarem se reorganizar para enfrentar as mudanças drásticas daquele período, a normalidade só começou a se restabelecer com o retorno das atividades presenciais.

 Desse modo, conclui-se que o funcionalismo está presente em todos os aspectos da vida social, demonstrando que as instituições, ao se auxiliarem e se complementarem, contribuem para o equilíbrio e o bom funcionamento da sociedade hodierna.


Lívia Werneck de Azevedo

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