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segunda-feira, 21 de abril de 2025

A educação no Brasil à luz das ideias de Durkheim

  Émile Durkheim, conhecido como o pai da sociologia moderna, tem como objeto de estudo a sociedade, suas instituições e os fatos sociais. Esses são padrões observados na sociedade que são externos ao indivíduo, gerais e coercitivos, tal como as instituições, o sistema jurídico e práticas cotidianas. Além disso, as instituições são de extrema importância para o raciocínio de Durkheim, uma vez que o mal funcionamento de uma ou mais podem indicar o início da desagregação daquilo que mantém a coesão social e com isso iniciar o processo de anomia da sociedade.

   Para o autor, a educação é um dos pilares para uma sociedade coesa, não se limitando a transmissão de conhecimento, mas também, abrangendo a integração do indivíduo com a sociedade, fazendo a sua devida socialização com seu meio, trabalhando para que o indivíduo seja preparado para sua vida em comunidade. Ademais, a instituição escolar é tão importante para a coesão social porque ajuda a internalizar os valores e normas da sociedade, inserindo a consciência coletiva, que são o conjunto de crenças, valores e sentimentos comuns a uma sociedade, exercendo pressão sobre o comportamento individual.

  

 A partir disso, temos que na escola o indivíduo internaliza os princípios morais da sociedade na época em que vive, já que a escola também pode exercer o papel de controlar comportamentos desviantes. Como exemplo, durante a ditadura militar, que foram adicionadas disciplinas como “ Educação moral e cívica” que buscava moldar o comportamento e valores dos alunos para que se adequassem a ideologia repressiva vigente na época, diferentemente, hoje essa disciplina não existe mais, em uma realidade mais acolhedora e igualitária, mostrando como se refletem na educação os valores presentes na sociedade e como eles são repassados aos alunos.

  

 Entretanto, a realidade escolar no Brasil apresenta falhas, uma vez que a educação pública deixa a desejar por falta de qualidade e principalmente falta de infraestrutura, fazendo com que a desigualdade social torna-se cada vez maior e permaneça a excluir uma grande parcela da comunidade. Dessa forma, jovens marginalizados que sofrem com a falta de ensino de qualidade buscam outras alternativas para ganhar a vida, entrando para o crime ou em um subemprego, assim, tem- se que a causa eficiente dessa realidade é a falha da instituição escolar. Por fim, a falta de investimentos e o cenário atual excludente da educação fragilizam a coesão social fazendo com que a sociedade comece a entrar em estado de anomia, caso algo não seja feito para frear esse processo. 



Catharina Passos Tomasella- 1 ano direito matutino

    


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