Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
Total de visualizações de página (desde out/2009)
segunda-feira, 12 de março de 2018
Ocupação do Direito
Sendo o direito uma das bases mais importantes da sociedade contemporânea, é compreensível o fato de pensadores terem escrito métodos para se buscar a verdade na antiguidade.
Uma das essências do direito, tendo como base teórica o "Discurso do Método" de René Descartes, que defende a igualdade ente todos os homens , assim transformando a sociedade mais igualitária.
O estilo de Descartes é usado nos dias atuais, exemplo disso é o pensamento cartesiano, que pode ser usado com o objetivo de analisar uma maior quantidade de pontos de vista.
A defesa da razão ser mais importante que o misticismo, quando aplicada na sociedade, supostamente a torna mais igualitária, sendo exemplo disso a criação de leis, pois em diversos casos, a religião apresenta dogmas contrários ao bem estar da sociedade.
A ciência contrariamente do misticismo, tem como objetivo buscar a verdade de maneira imparcial, tendo estudos práticos e teóricos como suporte em suas teses, e nunca sendo tratada como dogmática, pois ela tem como base ser contestável e mutável.
Gabriel Ryoji Tani - Direito Noturno
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário