Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 6 de agosto de 2017

O pensamento baconiano


Francis Bacon atribuía a interpretação do mundo à experiência. Considerado um empirista ortodoxo, Bacon acreditava que a experiência deveria levar as conclusões, e não o contrário como pregava Aristóteles. Desse modo, a razão deveria se submeter a experiência e as conclusões seriam fruto da dialética de realizar uma observação e submetê-la ao pensamento.
 Seu método empirista é justificado pelo fato de que o intelecto está sujeito a interferências e, tendo em vista as diferentes vivências de cada indivíduo, torna-se impossível alcançar uma verdade única e universal apenas pelo exercício da mente.

Apesar das contribuições do método cientifico proposto por Bacon, a história da produção intelectual e cientifica comprova (ironicamente) que a imaginação e a criatividade são em várias ocasiões os principais instrumentos para a origem do conhecimento científico. Não raras vezes, a literatura e as produções audiovisuais anteciparam ou até mesmo traçaram os novos caminhos a serem percorridos pela ciência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário