Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Compreensivismo jurídico

              Confesso que errei, na minha última postagem acreditava que o materialismo dialético de Marx e Engels seria a melhor solução para o Direito, porém estudando Weber acredito que seu método se torna muito mais válido e humano que o anterior.
             O método utilizado por Weber é o compreensivismo, esse que explica as ações conforme os seus sentidos. Para ele a realidade não existe, trata-se tudo de uma utopia, o que contraria totalmente aquilo que o materialismo dialético pretendia com a análise da realidade. Acredito que a realidade se faz utópica, pois nada é somente aquilo que se vê, por trás de toda ação existe um motivo, um sentido. Se prender apenas a observação da realidade sem entender os motivos de suas ações, faz com que o estudo se torne em vão, e nunca se resolverão os problemas em suas origens, apenas uma solução que se torne imediata e de curto prazo e que não resolva por definitivo os problemas.
          Assim o compreensivismo deveria ser base para todos nós estudantes de direito, porque ao meu ver não podemos nos prender à aquilo que está positivado, a nossa visão deve ser ampla e ir além para que possamos fazer diferente, algo mais justo e digno.
          Hoje eu escutei de uma amiga que advogados, juristas nuca lidam com coisas boas, só "maus" indivíduos teriam problemas judiciais, o que de fato muitas vezes é verdade, mas eu acredito que podemos fazer de casos "ruins" um novo recomeço, quando se entende o sentido como de que ambiente a pessoa veio, quais foram os motivos, a criação que lhe foi dada, tudo isso faz diferença em um julgamento,isso se olharmos pelo modo compreensivo.
         Como estudante de primeiro ano de direito, posso ter uma visão um tanto quanto sonhadora para minha futura profissão, mas eu enquanto no meu individualismo, creio que o compreensivo é necessário para que se faça uma justiça melhor e pretendo usá-lo nas minhas decisões. 


Gabriella Akemi Kimura-1° ano Direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário