Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

weber e o direito


                    Max Weber, afastado-se de influências políticas e do racionalismo positivista, contribui consideravelmente para o desenvolvimento da sociologia, alegava que a abordagem sociológica do direito não compartilha da qualidade avaliativa das posturas moralista e dogmática, pois ela se interessa pela maneira como os componentes de uma sociedade vêem as normas jurídicas e a moldam, ou não, sua conduta de acordo com elas. É uma ciência empírica por natureza, preocupada com fatos e não valores.
                    A sociologia deveria compreender o indivíduo dentro da sociedade e a sua ação social, procurando entender os motivos pelo quais adotou as suas condutas. Portanto, ao se fazer um julgamento seria necessário que se averiguassem todas as possíveis causas.
                     A sociologia compreensiva contribuiria para o direito na medida em que considera a individualidade de um cidadão perante a sociedade, não o colocando em padrões preestabelecidos. Tal consideração é necessária para se obter um direito mais justo e flexível, evitando, também, a aplicação de ideias preconcebidas que poderiam ser inadequadas e gerar resoluções equivocadas e injustas.

Ingrid Ferreira - direito noturno



Nenhum comentário:

Postar um comentário