Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

A Sociologia Compreensiva de Max Weber

Weber ao defender a sociologia compreensiva diz que apesar de analisarmos a ação de entes coletivos, está em questão a ação de indivíduos. E nesse caso, a tese de Weber é verídica, pois em nossa sociedade atual vemos várias ações de indivíduos que agem em nome de entes coletivos, mas são movidos por suas próprias convicções e crenças.

Podemos citar um exemplo recorrente em nossa sociedade, os casos que são expostos em programas policiais. Nestes programas, as ações do meliante são expostas de uma forma bombástica, para causar indignação no telespectador e cobrar é claro um posicionamento do Direito para puni-lo de acordo com a lei, e para coibir futuras ações nestes moldes, mas nada é abordado sobre o grupo social onde este possível “meliante” esteja inserido e quais foram os seus motivos que o levaram a cometer tal ato.

E é isso que Weber é contra, a aplicação da lei como fim de toda ação, a lei para ele deveria ser um meio para entender a ação sociológica, ou seja, o que levou o indivíduo a praticar o ato. E a partir daí traçar algo para eliminar a causa disso pela raiz.

Por isso que a Sociologia Compreensiva serve sim para o Direito pois afasta de vez o dogmatismo de que a lei só serve para punir que é tão presente em nossos dias, assim trataremos a causa do problema e não somente os sintomas.

César Augusto Chidozie Onyiliagha - 1° Ano Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário