Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

                            Compreensão da Individualidade
          Karl Emil Maximilian Weber foi um intelectual alemão, considerado um dos fundadores da sociologia, desenvolveu um novo método para estudar os fenômenos socias. Ele conseguiu fazer uma distinção que até hoje é usada para facilitar o estudo da sociedade: separou as ciências naturais das ciências socias, ou humanas. Para Weber, e me incluo nessa linha de pensamento, não podemos tratar da mesma forma uma equação matemática e um acontecimento histórico.
          Weber foi importante também na medida em que conseguiu, mais uma vez, "personalzar" os individuos, ou seja, evidenciar que dentro de uma sociedade nem todos pensam e agem da mesma forma. Assim, Weber não considerou a sociedade uma massa homôgenea tal como o fez Marx. É importante relatarmos que, embora somos todos diferentes uns dos outros, conseguimos coordenarmos, na maioria das vezes, de forma conjunta e harmônica para a realização dos nossos fins. Por exemplo, imagine que, em uma fábrica, há vários operários brigando por um aumento de salário. Se o movimento for coordenado e justo, conseguirão o que desejam. É importante ressaltar que todos os operários envolvidos pensaram e agiram de maneira diferente uns dos outros. O operário A quer um aumento de salário pelo motivo X, enquanto que o B, quer um aumento de salário pelo motivo Y. Todavia, unidos, conseguiram o que desejavam.
          Na minha opinião, a Sociologia Compreensiva é de vital importância para o exercício de um direito mais justo e humano, uma vez que cada caso é um caso, e que, na maioria das vezes, merece uma atenção minuciosa, detalhada e individual. O direito não só está nos grossos livros que encontramos nas estantes de vários juristas, mas também nas influências externas que recebe incessantemente.

Felipe Antonio Ferreira Domingues da Silva - Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário