Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Durkheim e linchamentos



   Atualmente no Brasil, muito se discute sobre os linchamentos que estão ocorrendo em diversos locais em nosso país. Apesar de serem atos extremamente violentos e chocantes, grande parte da população, inclusive alguns jornalistas da grande mídia concordam com essa barbaridade e o número de pessoas que fazem parte dos grupos que aplicam o linchamento aumentam cada vez mais.
   Podemos fazer uma análise desses recentes 'eventos' no Brasil por meio de um pensamento durkheimiano. Para Durkheim os fatos sociais são forças coercitivas que age sobre todos indivíduos, gerando uma coletividade e uma unificação no sentido social, definindo a maneira de agir, pensar e sentir, sendo impossível o indivíduo se tornar independente dessas forças, ou seja, todos os indivíduos estão ligados e essa ligação geram laços que dão origem a  coesão social, que basicamente tendem a se manter estável e em ordem. Quando um poder social, não aplica sua função corretamente os laços se tornam mais fracos, gerando instabilidade. O Brasil está passando por um processo em que o poder político não está satisfazendo a necessidade da população de segurança, assim a população busca outras formas de manter a ordem.
     O problema é a incapacidade da população de manter a ordem, ao tentar atuar como força superior, criam cada vez mais instabilidade, medo e caos. Um exemplo claro e recente disso é o caso de Guarujá em que uma mulher inocente foi brutalmente assassinada. Claro que a população está revoltada com a ineficiência do poder político, mas a resposta para a paz não é a violência, todos devem aproveitar o ano de eleição para colocar representantes capazes no poder, que apliquem suas funções corretamente para dessa maneira conquistar a estabilidade e segurança da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário