Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Frutos do Meio

 Certa vez, li uma reportagem a qual dizia que todos são "frutos do meio", uma vez que, aparentemente, havia sido comprovado cientificamente que a influência da genética em nossas vidas se resumem à apenas 4%, ao passo que, o meio em que estamos inseridos tem uma influência de 96% em nossas vidas. 
  Bom, como não conheço a origem do site no qual eu li tal reportagem e nem as fontes que foram utilizadas pelo autor, não garanto que esta informação seja 100% verdadeira, porém, ao refletir melhor sobre o assunto, não acho que esteja de todo errada. Pois, se formos analisar através da perspectiva durkhemiana, veremos que o que ele diz, é exatamente isto: o indivíduo é moldado pela coerção que os fatos sociais tem sobre ele. Ou seja, Durkheim diz que somos "fruto do meio".
  E é a partir dessa mesma perspectiva, que eu vou analisar e tentar justificar os problemas sociais que atingem a sociedade brasileira atual, mais especificamente, os linchamentos os quais tem se tornado mais frequentes a cada dia que passa.
  Para mim, o que acontece é que devido a um sistema falho, movido por um capitalismo selvagem, em que o auxílio governamental, muitas vezes,  não se faz presente, ou então, não é justo, em que falta oportunidades, e  condições básicas de sobrevivência, algumas pessoas, as quais são vítimas desse sistema cruel e falido,  pela força do meio, pela falta de acesso e auxílio, se vêem sem opções, e, muitas vezes, acabam sendo obrigados a recorrer a métodos ílicitos,  para conseguirem ter as mínimas condições básicas de vida. 
  E, quando estes excluídos afetam certa parte da sociedade, principalmente, quando tiram os bens que lhe custaram muitas horas de trabalho e dedicação, esta camada, também já exausta de tanta ineficiência e ausência por parte do Estado, acaba explodindo, julgando, culpando e condenando apenas, quem é uma outra vítima. E é neste momento de explosão, a fim de fazer "justiça"e não deixar escapar ileso o "bandido", que nós encontramos os linchamentos que vem ocorrido ultimamente no Brasil. 
  No entanto, deve-se ressaltar e lembrar quem é o verdadeiro bandido e causador de toda essa histeria que aflinge boa parte dos países, e que estes atos desesperados são apenas um reflexo de toda uma construção histórica, cultural, social e econômica de injustiça, desigualdade e exclusão.


Ana Clara Rocha Oliveira  1º ano Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário