Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 19 de maio de 2014

"justiça" com as próprias mãos

          A teoria sociológica de Durkheim tem como fundamento o Funcionalismo. Assim como Comte, Durkheim procurou sistematizar uma metodologia cientifica para os estudos sociológicos.  Dessa forma, ele afirma que assim como o corpo humano tem um conjunto de órgãos cada um com uma função e, portanto, cada um com um funcionamento específico; a sociedade tem um corpo social com um conjunto de instituições, cada uma com uma função e um funcionamento específico. Além disso, o sociólogo sistematiza uma teoria da classificação das sociedades dividindo-as em: solidariedade mecânica e solidariedade orgânica. A primeira é a tradicional, já a segunda é a moderna. Tendo, ainda, como conceito chave de sua teoria os Fatos Sociais, ele define como sendo fato social aquilo que é exterior, coercitivo e geral ao individuo.
         A ação dos justiceiros toma as ruas da atualidade, sendo considerado um ato de desespero pelo não funcionamento do Estado. Essa ação pode ser vista como algo natural do ser humano que é sedento de vingança e justiça e, como o Estado, para eles, não cumpre seu papel, eles decidem fazer “com as próprias mãos”. Esse fato social tem a coerção da não ação do Estado em alguns quesitos. Dessa forma, conclui-se, juntamente a Durkheim, que um fato social é resultante de outro, já que a não funcionalidade do Estado leva aos atos desse grupo.

       Contudo, é necessário compreender que a ideia de vingança como justiça é absurda e não é uma saída para os problemas que são enfrentados com o Estado. É necessário, então, esclarecer a importância das leis, ou então a sociedade entrará em barbárie e anomia social (Durkheim). A ação dos justiceiros vai contra as regras sociais e revelam um momento de terror, podendo, então, ser considerado um fato social anormal. Verifica-se, dessa forma, que a sociologia de Durkheim tem funcionalidade até os dias atuais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário